Centro Educativo do TNSJ fecha temporada com um encontro de professores

O Centro Educativo do Teatro Nacional São João promove regulamente encontros com professores de escolas da área metropolitana do Porto. O terceiro e último encontro da temporada que está agora a chegar ao fim aconteceu no dia 12 de julho, no Salão Nobre do Teatro São João. Neste diálogo entre o TNSJ e as Escolas participaram 35 docentes, que tiveram como interlocutores o presidente do Conselho de Administração do TNSJ, Pedro Sobrado, o diretor artístico, Nuno Cardoso, e a coordenadora do Centro Educativo, Luísa Corte-Real.
A valorização da dimensão pedagógica do teatro, particularmente junto do público infantojuvenil, é um dos aspetos definidores do São João enquanto teatro nacional, que todos os anos tem o cuidado de desenvolver um programa educativo. Tentando ir ao encontro das necessidades dos alunos, o TNSJ tem procurado aprofundar a ligação com quem contacta com eles diariamente, criando momentos para a partilha de sugestões e opiniões. Como frisou Nuno Cardoso, no palco ou fora dele, o teatro também pode e deve ser um fórum de discussão.
Num encontro em que se apresentaram os principais destaques da programação da próxima temporada, Pedro Sobrado sublinhou o modo como o duplo caráter do TNSJ – ser um teatro de repertório e ser um teatro da literatura portuguesa contemporânea – se expressa nas próximas produções próprias: *O Sonho*, obra seminal de August Strindberg, com encenação de Bruno Bravo, a estrear em dezembro; e *Fado Alexandrino*, de António Lobo Antunes, espetáculo inserido nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, com encenação de Nuno Cardoso. Projetos que contam com dossiers pedagógicos específicos, que auxiliarão os docentes a explorar em contexto de aula a matéria – literária, histórica, filosófica – de que são feitos, bem como de ensaios abertos a professores e conversas com os artistas destinadas aos estudantes.
No arranque da próxima temporada e de mais um ano letivo, o TNSJ organizará dois dias de casa aberta dirigidos a professores. Nos dias 7 e 8 de setembro, no Teatro Carlos Alberto, sede do Centro Educativo, será apresentada em detalhe a programação educativa do Teatro Nacional São João na temporada 2023/2024, estando prevista a realização de oficinas sobre a dramatização de textos e o desenvolvimento de clubes de teatro nas escolas.
_
13 de julho de 2023
TOPO