Coleção de textos dramáticos do TNSJ ganha dois novos títulos: Longa Jornada Para a Noite e As Criadas

A cole√ß√£o de textos dram√°ticos do Teatro Nacional S√£o Jo√£o e das edi√ß√Ķes H√ļmus acaba de ganhar dois novos t√≠tulos: Longa Jornada Para a Noite, de Eugene O‚ÄôNeill, e As Criadas, de Jean Genet, ambos com tradu√ß√£o de Lu√≠sa Costa Gomes.

Dos muitos textos que Luísa Costa Gomes traduziu para o Teatro Nacional São João, encontravam-se já publicados Ubu, de Alfred Jarry, e Ivone, Princesa do Borgonha, de Witold Gombrowicz. Agora, foram acrescentados Longa Jornada Para a Noite de Eugene O’Neill, peça central da dramaturgia psicológica moderna, e As Criadas, obra inaugural do teatro ritualizado de Jean Genet. O lançamento das obras decorreu no dia 21 de setembro, no Salão Nobre do Teatro São João, ficando a sua apresentação a cargo de Luísa Costa Gomes e Pedro Mexia.

No di√°logo promovido entre os dois mestres do mesmo of√≠cio, refletiu-se sobre o processo de tradu√ß√£o de pe√ßas de teatro, tendo ambos sublinhado a import√Ęncia desse trabalho ser feito em colabora√ß√£o com encenadores e atores. Afinal, como resumiu Pedro Mexia, ‚Äúo teatro √© para ser dito‚ÄĚ. Tamb√©m presente nesta sess√£o, Sim√£o do Vale Africano ‚Äď que encenou As Criadas em 2016 e interpretou a personagem Edmund Tyrone de Longa Jornada Para a Noite ‚Äď lembrou momentos em que os elencos das pe√ßas e a tradutora esmiu√ßaram os textos, ponderando em conjunto as tradu√ß√Ķes que melhor funcionavam na interpreta√ß√£o.

Longa Jornada Para a Noite, de Eugene O‚ÄôNeill, esteve este ano, entre 20 de abril e 7 de maio, em cena no palco do Teatro S√£o Jo√£o. Resultado de uma coprodu√ß√£o entre o TNSJ e o Ensemble - Sociedade de Actores, a pe√ßa teve encena√ß√£o de Ricardo Pais e interpreta√ß√£o de Jo√£o Reis, Em√≠lia Silvestre, Pedro Almendra, Sim√£o do Vale Africano e Joana Africano. Em 2016, o TNSJ coproduziu tamb√©m As Criadas, de Jean Genet, numa parceria com a Subcut√Ęneo - Associa√ß√£o Cultural. Com encena√ß√£o de Sim√£o do Vale Africano, a pe√ßa esteve em cena no Teatro Carlos Alberto entre 12 e 21 de maio.

Os livros Longa Jornada Para a Noite e As Criadas podem ser adquiridos no Teatro São João ou encomendados através do endereço eletrónico relacoespublicas@tnsj.pt.

_

22 de setembro de 2023