Teatro São João

Western Society

conceito Gob Squad

Western Society

Descrição

Damos as boas-vindas a 2020 com Western Society, uma odisseia de trazer por casa, onde a civilização do século XXI cabe por inteiro no interior de uma sala de estar. É uma oportunidade imperdível para o público do TNSJ conhecer os Gob Squad, um coletivo de artistas fundado nos anos 1990 em Nottingham, Inglaterra, mas que opera presentemente a partir de Berlim, Alemanha. Habitam um território em que a banalidade coexiste com a utopia e onde a presença física é amplificada pelas tecnologias digitais, ferramentas que otimizaram para introduzir o mundo real da vida quotidiana no mundo artificial do teatro. Em Western Society, reconstituem em palco a gravação de um vídeo caseiro de uma reunião familiar. Este dispositivo, que convoca a participação ativa dos espectadores, é um revelador dos recantos mais luminosos e escabrosos da cultura contemporânea. Sim, a solidão, o consumismo, a procura de formas alienadas de intimidade, o sortilégio das canções pop, a obscenidade dos reality shows, a Internet como céu e inferno. Western Society é uma sucessão disfórica de janelas que se abrem e se fecham, do palco de teatro ao ecrã de um telemóvel, do maior ao mais pequeno. O mundo encolheu? É isto a felicidade?

Créditos

conceito Gob Squad vídeo Miles Chalcraft desenho de som Jeff McGrory desenho de luz e direção técnica Chris Umney figurinos Emma Cattell & Kerstin Honeit cenografia Lena Mody dramaturgia e direção de produção Christina Runge assistência artística Mat Hand administração Gob Squad Eva Hartmann

criação e interpretação Sean Patten, Berit Stumpf, Sarah Thom, Simon Will

produção Gob Squad (Alemanha, Inglaterra)

originalmente encomendado e desenvolvido com o apoio de Center Theatre Group (Los Angeles), Michael Ritchie (diretor artístico) estreia absoluta produzida por HAU Hebbel am Ufer (Berlim), SPIELART Theaterfestival (Munique), brut (Viena) coprodução A House on Fire com o apoio de Culture Programme of the European Union com o apoio financeiro de Kulturverwaltung (Berlim)

estreia 5Out HAU Hebbel am Ufer (Alemanha) dur. aprox. 1:45 M/12 anos

Espetáculo em língua inglesa e alemã, legendado em português


Programa cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte (NORTE 2020), Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Sessões

Teatro São João

Praça da Batalha 112, 4000-101 Porto, Portugal · Google Maps · Apple Maps · OpenStreetMap
· sex · 21:00
· sáb · 19:00