Mosteiro São Bento da Vitória

MUSIC4L-MENTE

Ciclo de concertos com prel√ļdios cient√≠ficos

_

curadoria Filipe Pinto-Ribeiro

comissão científica António Damásio, Barbara Tillmann, Hanna Damásio, Maria Majno, Nuno Sousa, Stefan Kölsch

MUSIC4L-MENTE

Descrição

A m√ļsica regressa ao Mosteiro de S√£o Bento da Vit√≥ria de forma especial no ciclo MUSIC4L-MENTE, uma parceria entre o Minist√©rio da Ci√™ncia, Tecnologia e Ensino Superior, o Teatro Nacional S√£o Jo√£o e a DSCH ‚Äď Associa√ß√£o Musical. Com curadoria do pianista Filipe Pinto-Ribeiro, MUSIC4L-MENTE explora o cruzamento entre a m√ļsica e as neuroci√™ncias em concertos de m√ļsica de c√Ęmara com prel√ļdios cient√≠ficos. Quatro quartetos de cordas de excel√™ncia ‚Äď Michelangelo, Herm√®s, Cosmos e Gropius ‚Äď estreiam-se em Portugal e interpretam obras de refer√™ncia de grandes compositores. Quatro convidados e investigadores de renome internacional lan√ßam tem√°ticas sobre a rela√ß√£o √≠ntima (fisiol√≥gica, terap√™utica) entre a m√ļsica (o som, o ru√≠do) e o c√©rebro. √Č no c√©rebro que a m√ļsica acontece, √© nele que a interpretamos. Os concertos que se seguem aos prel√ļdios colocam-nos √† prova ao p√īr-nos m√ļsica na cabe√ßa, a que acederemos mais despertos e informados. Os dois primeiros concertos de MUSIC4L-MENTE, ciclo de assinal√°vel dimens√£o internacional, tanto a n√≠vel musical como cient√≠fico, realizam-se em novembro e janeiro, rematando-se com os agendados para abril e junho.

_

11 novembro Quarteto Michelangelo e Filipe Pinto-Ribeiro (piano)

obras de Ludwig van Beethoven ‚Äď Quarteto de Cordas No. 11, Op. 95, Serioso; Alexander Tcherepnin ‚Äď Quarteto de Cordas No. 2, Op. 40; Robert Schumann ‚Äď Quinteto com Piano Op. 44

prel√ļdio cient√≠fico ‚ÄúNeurosciences and music: From basic research to implications for education, society and health‚ÄĚ, Barbara Tillmann (Universidade de Lyon, Fran√ßa)

_

6 janeiro Quarteto Hermès

obras de Franz Schubert ‚Äď Quarteto de Cordas D. 804, Rosamunde + Quarteto de Cordas D. 810, Der Tod und das M√§dchen (A Morte e a Donzela)

prel√ļdio cient√≠fico ‚ÄúMusic-evoked emotions: kinetics and dynamics in the brain‚ÄĚ, Nuno Sousa (Universidade do Minho)

Créditos

curadoria Filipe Pinto-Ribeiro

comissão científica António Damásio, Barbara Tillmann, Hanna Damásio, Maria Majno, Nuno Sousa, Stefan Kölsch

coorganiza√ß√£o Minist√©rio da Ci√™ncia, Tecnologia e Ensino Superior, DSCH ‚Äď Associa√ß√£o Musical, Teatro Nacional S√£o Jo√£o

apoio Bial

M/6 anos

Sess√Ķes

Mosteiro São Bento da Vitória

R. de São Bento da Vitória 45, 4050-542 Porto, Portugal · Google Maps · Apple Maps · OpenStreetMap
· qui · 19:00
· qui · 19:00