**Pisou pela primeira vez o palco do Teatro Nacional São João em 1997, e foi uma das vozes de fado convocadas por Ricardo Pais em Raízes Rurais, Paixões Urbanas, o retrato cantado e dançado de um país musical chamado Portugal. Em Paris, onde o espectáculo se estreou, na Cité de la Musique, o crítico do Libération escreveu que o fado de Argentina era “perigoso, arriscado”, e que lhe recordava “algumas súplicas da diva árabe Oum Khalsoum”. O inédito jeito e génio de Argentina haveria de visitar-nos mais duas vezes, em Regressos (2004), ao lado de Camané, e em Cabelo Branco é Saudade (2005), ao lado de, entre outros, Celeste Rodrigues. Ricardo Pais, que a dirigiu nestes espectáculos, falava assim da sua única e apaixonante técnica de “estilar”: “Usa jogos de variação do mais lírico agudo ao mais espesso grave – pequenas espirais que começam na dor a meio do corpo e depois, no silêncio das guitarras, sobem e se suspendem na mais erótica e imponderável religiosidade.” Argentina Santos não gostava que lhe colassem o rótulo de “fadista” ou de “cantadeira”. Dizia ela: “Gosto que digam: ‘Ó Argentina, canta. Canta um fadinho’.”
Fado Alexandrino em digressão nacional por Lisboa, Aveiro, Braga e Faro
Depois da temporada de estreia no Porto, Fado Alexandrino parte numa digressão nacional com apresentações nos palcos do CCB, do Teatro Aveirense, do Theatro Circo e do Teatro das Figuras.
No Dia Mundial do Teatro, o TNSJ abriu os seus bastidores ao público
Há teatro sempre que um palco se acende e interpela uma comunidade que a ele acede.
Teatro Nacional São João celebra os 50 anos do 25 de abril com programação especial
Entre espetáculos, projetos educativos e concertos, o destaque vai para a estreia de Fado Alexandrino, a nova produção própria da casa.
Nuno Júdice (1949-2024)
O Teatro Nacional São João lamenta a morte do poeta, ensaísta, romancista e professor Nuno Júdice.
COLEÇÃO DE TEXTOS DRAMÁTICOS DO TNSJ JÁ REÚNE MAIS DE 50 TÍTULOS
A coleção do Teatro Nacional São João alcançou em 2024 a marca dos 50 títulos.
Empilhadora: histórias, retratos, provocações
Cada vez mais robusto, o projeto editorial do TNSJ soma três novos títulos nos primeiros meses de 2024: Contra o Teatro Político, de Olivier Neveux, Histórias do Teatro, obra coletiva com prefácio de Marvin Carlson, e Les Récits d’Horatio, de Georges Banu.
José Pinto (1929-2024)
O Teatro Nacional São João lamenta a morte do ator José Pinto.
Visitações traz a Revolução ao Teatro Nacional São João
130 jovens de oito escolas da Área Metropolitana do Porto vão tomar o palco do São João de assalto e enchê-lo de perguntas, rimas e desejo de futuro.
Valter Hugo Mãe apresentou novo romance no Teatro Nacional São João
O Teatro São João acolheu a primeira apresentação pública de Deus na Escuridão, o novo livro do escritor Valter Hugo Mãe.
Corpo diplomático TNSJ ou como lhe queiram chamar
Para os meses que rematam a temporada 2023-2024, o TNSJ soma três emissários ao seu Corpo Diplomático.
Começaram os ensaios de Fado Alexandrino: Nuno Cardoso encena romance de António Lobo Antunes sobre o 25 de Abril
Diretor artístico do TNSJ leva à cena aquele que é considerado o grande romance sobre o 25 de Abril, na celebração do seu cinquentenário.
Ouvir Pessoa
O ator e encenador João Grosso lançou no Teatro São João a sua versão em CD da célebre Ode Marítima de Fernando Pessoa, um disco com desenho de som de Francisco Leal.
Quem sois vós, públicos?
Em 2024, queremos saber mais sobre os nossos públicos, aqueles que frequentam os nossos espaços e são parte inalienável do Teatro Nacional São João.
Open Call | Companhia Olga Roriz
A Companhia Olga Roriz procura pessoas da comunidade local para participar no espetáculo A hora em que não sabíamos nada uns dos outros, que será apresentado no São João nos dias 26, 27 e 28 de janeiro.
Bilhetes Sociais/Estreia Solidária
Demos mais um passo no aprofundamento da nossa política de inclusão, com a criação de uma Bolsa de Bilhetes Sociais.
Edifícios do TNSJ mais sustentáveis
O Fundo Ambiental aprovou três candidaturas de melhoria da eficiência energética apresentadas pelo Teatro Nacional São João, E.
REVELADA PROGRAMAÇÃO DO TEATRO NACIONAL SÃO JOÃO PARA A TEMPORADA JANEIRO-JULHO 2024
O Teatro Nacional São João revelou esta quarta-feira, dia 13 de dezembro, a programação artística para os primeiros sete meses de 2024.
TNSJ acolhe conferência internacional sobre arquivos de teatro
Nos dias 11 e 12 de dezembro, o Teatro Nacional São João acolheu a primeira Conferência Internacional do ARTHE – Arquivar o Teatro, um projeto do Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
TEATRO NACIONAL SÃO JOÃO ESTREIA UM SONHO, DE STRINDBERG, COM ENCENAÇÃO DE BRUNO BRAVO
O TNSJ estreou a sua terceira produção própria de 2023.
O Pai Natal vai ao teatro: Feira do Livro do TNSJ está de regresso
O Natal e as feiras do livro são quando nós quisermos.
Carlos Avilez (1935-2023)
O Teatro Nacional São João lamenta a morte do encenador Carlos Avilez.
Eduardo Paz Barroso lança livro de ensaios sobre cinema e literatura no Teatro Nacional São João
O Coração do Assunto foi lançado no dia 11 de novembro, no Teatro São João.
Teatro Nacional São João e Edições Húmus reeditam Os Últimos Dias da Humanidade, de Karl Kraus
O lançamento da obra decorreu no dia 27 de outubro, no Teatro São João, numa sessão que contou com a presença dos encenadores Nuno Carinhas e Nuno M Cardoso, e do tradutor António Sousa Ribeiro.
A Empilhadora continua em movimento: TNSJ e Húmus apresentaram os novos títulos da coleção
Elogio do Teatro, de Alain Badiou, e O Teatro Eurasiático, de Nicola Savarese, são os novos títulos da Empilhadora, a coleção de livros partilhada entre o Teatro Nacional São João e as Edições Húmus.
Demasiadas notas?
“Primeiro sabem-se as respostas / As perguntas chegam sempre depois.
ESTAMOS A CONTRATAR: VAGA DE DIRETOR(A) DE COMUNICAÇÃO E MARKETING NO TEATRO NACIONAL SÃO JOÃO
Período de candidaturas aberto até ao dia 6 de outubro de 2023.
Corpo Diplomático TNSJ ou como lhe queiram chamar
O poeta João Luís Barreto Guimarães, a atriz Carolina Amaral, o comentador político Pedro Marques Lopes e a empresária Francisca Van Zeller são os primeiros quatro emissários do Corpo Diplomático do Teatro Nacional São João para a temporada 2023/2024.
Um Sonho, de Strindberg: Começaram os ensaios da nova produção do TNSJ
No final de 2023, o TNSJ estreia uma nova produção própria que conta com a direção de um encenador convidado.
Coleção de textos dramáticos do TNSJ ganha dois novos títulos: Longa Jornada Para a Noite e As Criadas
O lançamento das obras decorreu esta quinta-feira, 21 de setembro, no Teatro São João.
Nova temporada do Teatro Nacional São João arrancou fora de portas com a estreia de O Canto do Cisne
O Teatro Nacional São João começou a temporada 2023/2024 na Sala Estúdio Perpétuo, onde estreou O Canto do Cisne, de Tchékhov, uma produção em parceria com a companhia Seiva Trupe.
No arranque da nova temporada, o Teatro São João abriu as suas portas aos professores
No início de uma nova temporada e de mais um ano letivo, o Centro Educativo do TNSJ organizou dois dias de casa aberta dirigidos a professores, propondo atividades e ações de formação certificadas.
REVELADA PROGRAMAÇÃO DO TEATRO NACIONAL SÃO JOÃO PARA A TEMPORADA SETEMBRO-DEZEMBRO 2023
O Teatro Nacional São João revelou esta terça-feira, dia 5 de setembro, a programação artística para o período entre setembro e dezembro de 2023.
São João alcança mais de 30 mil espectadores nos primeiros seis meses do ano
Produções do TNSJ – As Bruxas de Salém e Suécia – e espetáculo encenado por Ricardo Pais – Longa Jornada para a Noite – foram aqueles que conheceram uma adesão mais expressiva por parte do público.
“Tornar-se mais pesado. Ser mais leve.” Em memória de Francisco Morão Dias
O Teatro Nacional São João está de luto.
Centro Educativo do TNSJ fecha temporada com um encontro de professores
Diálogo entre o TNSJ e as Escolas da Área Metropolitana do Porto procurou fazer um balanço do último ano letivo e debater ideias de colaboração para o próximo.
Começam os ensaios de O Canto do Cisne: diretor artístico do TNSJ dirige Júlio Cardoso, o histórico ator da Seiva Trupe
Com encenação de Nuno Cardoso e interpretação de Júlio Cardoso, a peça de Anton Tchékhov abre a próxima temporada do Teatro Nacional São João.
TNSJ em digressão na capital: As Bruxas de Salém no CCB e Suécia no Festival de Almada
Em menos de uma semana, as duas produções próprias do Teatro Nacional São João da presente temporada são apresentadas nos palcos de dois dos seus principais parceiros – o Centro Cultural de Belém e a Companhia de Teatro de Almada.
Teatro Nacional São João estreia Suécia, de Pedro Mexia, com encenação de Nuno Cardoso
Suécia é a segunda produção própria do TNSJ da temporada janeiro/julho 2023.
Suécia, de Pedro Mexia: Próxima produção própria do TNSJ já está em ensaios
Encenação de Nuno Cardoso estreia-se no dia 8 de junho, no Teatro São João.
As Bruxas de Salém arrancou em digressão no Teatro Húngaro de Cluj, na Roménia
Produção própria do Teatro Nacional São João, As Bruxas de Salém, de Arthur Miller, está em digressão dentro e fora do país.
Teatro Nacional São João garante 3,5 milhões de euros do PRR para intervenções de eficiência energética
Principal intervenção ocorrerá no Mosteiro de São Bento da Vitória, que obrigará ao encerramento deste Monumento Nacional entre abril de 2024 e o início de 2025.
No Teatro Nacional São João, este ano, o Dia Mundial do Teatro foi o dia de Beckett
Teatro Nacional São João assinalou a data com o lançamento de Falhar Melhor, a única biografia “autorizada” de Samuel Beckett.
Esclarecimento ao público, no Dia Mundial do Teatro
Estamos seguros não apenas da estrita legalidade das práticas adotadas, mas também – e muito especialmente – da pertinência dos esforços desenvolvidos para a dignificação profissional de todos quantos trabalham e prestam serviços neste Teatro Nacional.
Teatro Nacional São João estreou a primeira produção própria da presente temporada
As Bruxas de Salém, de Arthur Miller, é a mais recente produção própria do Teatro Nacional São João.
Finisterra: Já começou o novo gesto internacional do Teatro Nacional São João
Finisterra – Mostra de Espetáculos Internacionais arrancou no dia 27 de janeiro com Iphigénie.
As Bruxas de Salém: Começaram os ensaios da próxima produção do TNSJ
A encenação de Nuno Cardoso da peça As Bruxas de Salém, de Arthur Miller, estreia no dia 16 de março, no Teatro São João.
Biografia de João Guedes apresentada no Teatro São João
Nas asas de João Guedes (1921-83) chegamos ao décimo primeiro volume da coleção Biografias do Teatro Português, uma iniciativa editorial de que os teatros nacionais de Lisboa e Porto são parceiros ativos.
Ensemble – Sociedade de Actores lança livro de memórias no Teatro São João
25 é o álbum fotográfico que celebra um quarto de século de existência do Ensemble – Sociedade de Actores.
Teatro Nacional São João organiza Feira do Livro de Teatro
Um Teatro Nacional que é também uma editora teria de ter a sua própria feira do livro.
Teatro Nacional São João acolhe masterclass da fotógrafa Nan Goldin
A fotógrafa e cineasta norte-americana Nan Goldin proferiu uma masterclass no Teatro São João, no dia 29 de novembro.
AS PALAVRAS DE ANA LUÍSA AMARAL NO PALCO DO TEATRO SÃO JOÃO
O Teatro Nacional São João prestou um tributo à poeta Ana Luísa Amaral com uma leitura encenada dos seus poemas e dos poemas de autores que traduziu.
Estreias fora de portas: Produções do Teatro Nacional São João em digressão internacional
Entre setembro e novembro, o Teatro Nacional São João parte em digressão por Barcelona, Bordéus e Cluj.
NOITE DE REIS, DE SHAKESPEARE: ANTÓNIO M. FEIJÓ E RICARDO PAIS APRESENTARAM NOVO LIVRO DO TNSJ
O Teatro Nacional São João lançou o 40º título da sua coleção de textos dramáticos: Noite de Reis ou Como Lhe Queiram Chamar, de William Shakespeare, com tradução e prefácio de António M Feijó.
JOÃO REIS, RICARDO PAIS E ANTÓNIO M. FEIJÓ ABREM NOVA TEMPORADA DO TEATRO NACIONAL SÃO JOÃO
A abertura da temporada 2022/2023 do Teatro Nacional São João reuniu três figuras incontornáveis da história recente deste Teatro Nacional.
TEATRO NACIONAL SÃO JOÃO REVELA PROGRAMAÇÃO PARA A TEMPORADA 2022/2023
O Teatro Nacional São João revelou esta terça-feira, dia 6 de setembro, a programação artística para o período entre setembro de 2022 e março de 2023.
José Álvaro Correia (1976-2022)
Perdemos José Álvaro Correia, um dos mais talentosos desenhadores de luz do teatro português e um querido colaborador deste Teatro Nacional.
Ana Luísa Amaral (1956-2022)
Bruscamente, neste Verão, perdemos de vista Ana Luísa Amaral, mas as suas palavras continuarão, por muitas estações ainda, a fazer-nos companhia, a servir-nos de exemplo.
Nuno Cardoso reconduzido como diretor artístico do Teatro Nacional São João
Mandato do diretor artístico renovado para o triénio de 2022-2024.
Iphigénie em estreia no Festival d’Avignon
Espetáculo é coproduzido pelo Teatro Nacional São João, pelo Théâtre National de Strasbourg e pelo Festival d’Avignon.
São João presente na conferência internacional Cultura, Território e Desenvolvimento
Conferência decorre entre 6 e 8 de julho, no Castelo de Montemor-o-Velho.
Centro Educativo do São João volta a organizar a oficina Verão no Teatro
Atividade vai decorrer de 4 a 15 de julho.
Catarina e a Beleza de Matar Fascistas terá uma récita extra na tarde de sábado
Sessão terá lugar às 14 horas.
Leituras no Mosteiro assinalam 12 anos com recital de piano e violino
Raquel S e Pedro Fiúza são os autores convidados da sessão comemorativa.
Teatro Nacional São João e Edições Húmus reeditam O Grande Teatro do Mundo
O Grande Teatro do Mundo é o 39º volume da coleção do Teatro Nacional São João nas Edições Húmus.
Espetáculo Assim se Fazem as Coisas regressa em sessões duplas no fim de semana
Entre as sessões de domingo, vai decorrer ainda um recital de piano de Iryna Kudielina.
Espetáculo Espectros parte em digressão por Guarda, Almada e Torres Vedras
A primeira récita tem lugar este sábado, 27 de maio, no Teatro Municipal da Guarda.
Teatro Nacional São João atribui primeiras bolsas a artistas ucranianos
Programa Ucrânia – Palco Livre já acolheu sete profissionais da cultura ucranianos que se instalaram em Portugal nos últimos meses, no contexto da guerra na Ucrânia.
Estamos a contratar: vaga de assessoria de imprensa no Teatro Nacional São João
Período de candidaturas aberto até ao dia 30 de abril de 2022.
EUNICE MUÑOZ (1928-2022)
O Teatro Nacional São João lamenta a morte de Eunice Muñoz.
Começaram os ensaios do espetáculo Ensaio sobre a Cegueira
O espetáculo tem estreia marcada para 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, no Teatro São João.
Fundação José Saramago presente na estreia de Visitações: A Viagem de José Saramago
Apresentação de Visitações contou com a presença de Sérgio Machado Letria, Diretor da Fundação, e de Carlos Reis, Comissário para o Centenário de José Saramago.
António Reis (1945-2022)
O Teatro Nacional São João lamenta a morte do ator e encenador António Reis.
Enciclopédia Mínima reúne o melhor de mais de duas décadas de edições do Teatro Nacional São João
Dispostos de A a Z, os textos de “Enciclopédia Mínima” configuram “uma pequena biblioteca escrita por uma inteligência coletiva”, percorrendo, como se pode ler no prefácio, “géneros e estilos variegados, uma profusão de tópicos e argumentos, circunstâncias diversas, múltiplas intenções editoriais”, em que “cada texto dá a ler um livro diferente” e “só o artifício enciclopédico confere ao caos uma aparência de sensatez.
Celebre o Dia Mundial do Teatro na Feira do Livro do São João
Feira do Livro de Teatro decorre de 25 a 27 de março.
Teatro Nacional São João apresenta programação abril-julho
Apresentação decorreu esta terça-feira, 22 de março, no Salão Nobre do Teatro São João.
Teatro Nacional São João cria projeto de apoio a artistas ucranianos
Projeto Ucrânia – Palco Livre pretende atribuir bolsas de criação artística a profissionais da cultura que se instalem em Portugal.
Jorge Silva Melo (1948-2022)
O Teatro Nacional São João lamenta a morte de Jorge Silva Melo.
A identidade visual do São João é o tema do novo Caderno do Centenário
Quinto volume da coleção vai ser apresentado no Teatro São João este sábado, 22 de janeiro, às 16 horas.
Teatro Nacional São João apresenta Desenho de Luz, de António Jorge Gonçalves
O livro vai ser apresentado este sábado, 11 de dezembro, às 16 horas, no Teatro São João.
Mesa-redonda explora legado do Real Teatro São João
O livro O Velho Teatro de S.
Cadernos do Centenário regressam com lançamento de Caderno de Obra
Caderno de Obra vai ser apresentado esta quinta-feira, 4 de novembro, no Teatro São João.
Teatro São João reabriu ao público após seis meses de obras de reabilitação
O edifício-sede do Teatro Nacional São João reabriu ao público na passada sexta-feira, com a presença da ministra da Cultura, Graça Fonseca.
Marvin Carlson apresenta Palco Assombrado no Teatro São João
Marvin Carlson, um dos mais influentes teatrólogos das últimas décadas, vai estar presente na apresentação da sua obra Palco Assombrado, no Teatro São João.
Ministério da Cultura agracia Salvador Santos com a Medalha de Mérito Cultural
O ex-subdiretor e vogal do conselho de administração do São João foi homenageado pelo seu percurso profissional e pelos seus contributos para as artes cénicas.
Teatro São João reabre a 22 de outubro após obras de reabilitação
Programa de reabertura do edifício-sede do Teatro Nacional São João inclui a inauguração de uma exposição museográfica, um colóquio internacional e pré-apresentações dos dois primeiros atos do espetáculo Lear.
À Espera de Godot em digressão no Teatro Nacional de Budapeste
“À Espera de Godot”, de Samuel Beckett, não chegou a estrear no São João, apresenta-se agora no Teatro Nacional de Budapeste, no contexto do festival MITEM – Madách International Theatre Meeting.
Castro em digressão no Festival Internacional de Almagro
Depois de duas récitas no Théâtre National du Luxembourg, Castro segue em digressão para Madrid.
São João doa equipamento técnico a Cabo Verde
Assinatura de memorando de entendimento decorre no âmbito da apresentação do espetáculo KastroKriola, que termina hoje a sua carreira no Auditório Nacional Jorge Barbosa, em Cabo Verde.
Ministro da Cultura de Cabo Verde visita o Teatro Nacional São João
Abraão Vicente assistiu à estreia do espetáculo KastroKriola, do dramaturgo cabo-verdiano Caplan Neves, com encenação de Nuno Cardoso.
Volta ao Palco em 80 Horas
Nova unidade curricular optativa para estudantes da U.
EVA WILMA (1933-2021)
Faleceu a atriz Eva Wilma.
Comissária Europeia Mariya Gabriel visita o Teatro São João
A visita ocorreu no contexto da visita da comissária búlgara ao Porto e a Matosinhos, numa altura em que o São João se encontra encerrado para uma obra de reabilitação do interior e de modernização da arquitetura de cena.
Cândido Ferreira (1950-2021)
Faleceu Cândido Ferreira.
Encerrados para obras, mas a obra continua
Está em curso uma intervenção transversal que garantirá a conservação e beneficiação deste Monumento Nacional, arquitetado por José Marques da Silva.
Teatro Visual: 100 Anos de Objetos Gráficos
Aos ombros do Dia Mundial do Teatro publicamos, em versão ebook, Teatro Visual: 100 Anos de Objetos Gráficos, o terceiro volume dos Cadernos do Centenário.
Centro de Documentação do São João já reabriu
O acesso ao Centro de Documentação deve ser feito com marcação prévia.
O fundo de catálogo, do fundo do coração
Não saiam de casa, estejam atentos à campainha, suspendam a descrença, há surpresas boas que nascem do fundo do coração.
Adelaide João (1921-2021)
Faleceu a atriz Adelaide João.
Olga Roriz traz “Autópsia” ao palco online do São João
Na sua mais recente criação, Olga Roriz toma as dores do mundo e procura um lugar de paz.
São João encerra portas e transmite espetáculos online
O Teatro Nacional São João (TNSJ) suspende as suas atividades abertas ao público.
Estamos a contratar
Técnico/a de contabilidade e de gestão e controlo de fundos comunitários e Técnico/a de Recursos Humanos.
Espetáculos de fim de semana do São João passam a realizar-se de manhã
As récitas dos espetáculos de sábado e domingo passam a ter início às 10 e às 11 horas da manhã.
São João certificado com a marca COVID SAFE da APCER
O Teatro Nacional São João é o primeiro teatro em Portugal certificado com a marca COVID SAFE, atribuída pela Associação Portuguesa de Certificação.
Continuamos abertos, começamos mais cedo
Face ao anúncio das atuais medidas de combate à pandemia de COVID-19, manteremos os Teatros e Salas de espetáculos abertos, garantindo a oferta cultural e seguindo todas as regras de segurança de público e de todos os profissionais envolvidos.
TNSJ lança concursos públicos para as obras de reabilitação do Teatro São João
O Teatro Nacional São João anunciou a abertura de concursos públicos para a contratação das empreitadas das obras de reabilitação do interior e da arquitetura de cena do seu edifício-sede.
Fundo de Solidariedade tem 1,35 milhões de euros para apoiar profissionais da Cultura
Fundo da Santa Casa, da GDA, da Audiogest e da GEDIPE pretende apoiar financeiramente profissionais da cultura afetados pela paralisação do setor.
São João e Edições Húmus lançam “Comédia de Bastidores”, de Alan Ayckbourn
O novo volume da coleção TNSJ/Húmus, com tradução de Paulo Eduardo Carvalho, já está à venda no Teatro São João e na livraria Poetria.
A “ideia da reticência”: António M. Feijó e Pedro Mexia apresentaram os primeiros livros da Empilhadora
Já está em andamento a Empilhadora, a nova coleção do São João de ensaio, biografia e história e estética teatral, em parceria com as Edições Húmus.
Pedro Mexia e António M. Feijó apresentam a coleção Empilhadora no São João
Pode um Teatro Nacional ser, para além de um palco, uma Casa editorial? Sempre na companhia das Edições Húmus, colocamos em movimento a Empilhadora, uma nova coleção que reúne títulos de história e estética teatral, ensaio e biografia.
Adélio Pêra (1962-2020)
O Teatro Nacional São João está de luto.
Fernanda Lapa (1943-2020)
O Teatro Nacional São João (TNSJ) lamenta a morte da atriz e encenadora Fernanda Lapa, diretora artística da companhia Escola de Mulheres – Oficina de Teatro desde a sua fundação, em 1995.
Quem sois vós, públicos?
Fazemos 100 anos e a maturidade aguça-nos a curiosidade: queremos saber mais sobre os nossos públicos, aqueles que frequentam os nossos espaços e são parte inalienável do Teatro Nacional São João.
Bilhetes Sociais/Estreia Solidária
Na nova temporada 2020-21, já investidos de uma respeitabilidade centenária, damos mais um passo no aprofundamento da nossa política de inclusão, com a criação de uma Bolsa de Bilhetes Sociais.
O Teatro Nacional São João é um lugar seguro.
Nos últimos meses, desenvolvemos um plano de contingência minucioso, que abrange montagens, ensaios e os próprios espetáculos, salvaguardando a segurança do público, dos artistas e dos trabalhadores do São João, de acordo com as recomendações das autoridades de Saúde.
São João coloca em movimento a Empilhadora com livros sobre Shakespeare e Tchékhov
A epidemia roubou-nos o palco mas não quebrou o nosso ímpeto editorial.
São João oferece récitas a profissionais de saúde, de proteção civil e “Amigos”
Vamos recomeçar com três récitas excecionais da Castro, dirigindo-as e oferecendo-as aos profissionais de saúde e da proteção civil que, de um modo muito especial, se têm empenhado na luta contra a pandemia, mas também aos ‘Amigos’ do São João, aqueles espectadores mais fiéis e mais regulares, que durante estes meses foram privados do teatro que lhes pertence.
Gil Vicente, nosso contemporâneo
“Comungo desta representação, que me devolve a estatuária e a imaginária religiosas da minha infância, nos altares altos que olhamos de baixo, os movimentos rígidos, parados no tempo, mas as lágrimas transparentes deslizam, brilhantes, e os olhares que nos seguem, palpitantes, devolvem-nos a ilusão da vida.
Ofício das palavras e das noites de trevas sem fim
“Fria e cálida noite de Dezembro, corria o ano da graça de 2009.
A cidade dos que ficaram
A atriz, produtora cultural e Deputada à Assembleia da República Carla Miranda recorda “um texto sobre consecutivas partidas”, o do espetáculo “A Cidade dos Que Partem”, de Ricardo Alves e Salgueirinho Maia, encenado por Ricardo Alves, em 2009.
Sua Majestade, Fernanda Alves
Nicolau Pais, ex-ator, professor e músico, escreve sobre “Músicas para Vieira”, um espetáculo com direção musical de Egberto Gismondi e direção cénica de Ricardo Pais, que o Auditório Nacional Carlos Alberto acolheu em 1997.
Uma nuvem gigante de borboletas que desceu da montanha
“Há mais de 20 anos que assisti a estes Gigantes da Montanha e depois dos “bravos” senti uma leveza tal, a sensação de um vazio total de vísceras, provocada pela invasão de uma nuvem gigante de borboletas, que desceu da montanha e me levou em voo por regiões de belezas indescritíveis.
Sobre manteiga…
Ana Cristina Vicente escreve sobre “Exergie – Butter Dance”, de Melati Suryodarmo, um espetáculo de 2003 que integrou a programação do Brrr – Festival de Live Art.
Chovem laranjas no palco
Rodrigo Affreixo, jornalista e antigo responsável pela assessoria de imprensa e pelo departamento de Edições do São João, recorda um espetáculo “modelar, rigoroso, quase cinematográfico”: “A Tragicomédia de Dom Duardos”, de Gil Vicente, encenada por Ricardo Pais.
A linguagem como uma flecha, ou a emoção do pensamento
A encenadora e atriz Renata Portas escreve sobre “Les Cantates”, um espetáculo criado e encenado por Françoi Tanguy, em 2001.
“Só desperto no palco”
O jornalista Sérgio C.
Platónov sou eu mesmo
“À distância, Platónov aboliu o tempo e expandiu o espaço.
Reacção, combate, resistência
A escritora e jornalista Cláudia Galhós reflete sobre “Propriedade Privada”, um espetáculo “de violência mas também de sedução” com direção de Olga Roriz, integrada no Ciclo Dancem!96.
Um príncipe incapaz
“Tenho uma impressão de sonho quando penso no Amleto que vi no Porto.
A sombra do rei-caçador
“Ainda hoje Macbeth se diz Makbetas.
Espectadora, espontânea, bailarina
“A oportunidade de estar no papel de uma artista-bailarina, percorrer os ensaios, receber orientações de uma coreógrafa profissional, fazer a caminhada própria de um espetáculo com rigor, ousadia e sensibilidade até ao dia da estreia tem um valor incalculável na forma como me coloco agora a ver um espetáculo de dança ou outro que seja.
Um Verão invencível
“Ver teatro é um acto de amor, de partilha e de memória.
Humanos muito embora
“Perdura em mim, afinal, uma obsessão com os significados e sensações atribuídos a uma peça de há 10 anos, uma presença latente e impalpável que me assombra sem alcançar exprimir-se.
Combate ao enfado é glória
A investigadora Helena Guerreiro recorda o espetáculo “Glória, ou Como Penélope Morreu de Tédio”, um espetáculo com texto e encenação de Cláudia Lucas Chéu que passou pelo Teatro Carlos Alberto em 2011.
Sonhos risonhos
O professor Manual Joaquim Maia Martins recupera as suas memórias do “mundo mágico” do espetáculo “Ou Isto ou Aquilo – Recital de Poesia e Música”, criado a partir da poesia de Cecília Meireles, com encenação de José Caldas.
Notas para uma recordação: a noite de enganos
A editora Madalena Alfaia recorda “um primeiro amor”: o espetáculo “Noite de Reis”, de William Shakespeare, com encenação de Ricardo Pais.
Hemofilia da imaginação
O escritor Rui Lage reflete sobre a experiência de assistir à encenação de Rogério de Carvalho de “O Doente Imaginário”, de Molière, o autor que faleceu horas após ter encarnado em palco uma das personagens da sua última peça.
Centro de Documentação do São João reabre ao público
No ano em que comemora duas décadas de existência, o Centro de Documentação do Teatro Nacional São João reabre as portas para incentivar – com todas as regras de segurança recomendáveis – múltiplos modos de convivência com as palavras, ditas e escritas.
“Posso lhe confessar um segredo?”
Francisca Carneiro Fernandes, ex-presidente do Conselho de Administração do Teatro Nacional São João, relembra o espetáculo “Hysteria”, uma criação do Grupo XIX de Teatro, com encenação de Luiz Fernando Marques, que integrou o Ciclo Portugofonia/XXVII Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica.
Veneza, depois Belmonte
Salvador Santos, gestor e produtor cultural, explica por que é que “O Mercador de Veneza”, de William Shakespeare, com encenação de Ricardo Pais, é o espetáculo mais memorável a que assistiu no São João.
A memória… é uma coisa estranha
“Tartuffe”, de Molière, na “inesquecível” encenação de Gábor Zsámbéki, é o espetáculo que a atriz Emília Silvestre hoje evoca, como, diz, um desses “momentos especiais, de uma intensidade sensorial e visual de tal modo impactante que me ficam como engramas e nunca os esqueço”.
Ecos de uma coreografia
O coreógrafo Joclécio Azevedo escreve sobre o espetáculo “Sans”, com coreografia de Martine Pisani, que passou pelo Teatro Campo Alegre em 2003, integrado no Ciclo Dancem!03.
Destravadamente, uma derrapagem retrospectiva
“Lembro-me das laranjas resvalando no dom duardos e de pensar que este nome ‘portugal’ a carimbar-nos os olhos talvez exprima a figura do precipício ao mesmo tempo que a do fruto.
Um Ricardo III mudo
Nuno Cardoso, diretor artístico do São João, recorda o espetáculo “Porto Monocromático”, esse “Ricardo III mudo” que dirigiu em 1997.
Isto é África, mas não é só África
"Medeia abre um espaço de interrogações.
Obra-vida-viva
"Um Museu Vivo de Memórias Pequenas e Esquecidas, da Joana Craveiro e do Teatro do Vestido, é o mais importante espectáculo do teatro português dos últimos 10 anos, e provavelmente a mais marcante obra dos criadores e criadoras da minha geração.
Macbeth ou the Scottish play (but not for me)
A jornalista Carla Carvalho recorda os dois meses em que acompanhou o processo criativo da encenação de Nuno Carinhas de “Macbeth”, de William Shakespeare, um espetáculo de 2017.
Memórias da Castro de Ricardo Pais
“Castro” de António Ferreira, na encenação de Ricardo Pais, "o encenador português mais talentoso das últimas décadas”, é o espetáculo que o filósofo e ex-Ministro da Cultura Manuel Maria Carrilho hoje recupera.
Maria Velho da Costa, um “espírito genialento”
A escritora Maria Velho da Costa faleceu este sábado, aos 81 anos.
Elogio do efémero
Maria João Reynaud, ensaísta e professora jubilada da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, relembra o seu “encantamento” perante “Madame”, “um texto dramático fascinante” de Maria Velho da Costa, levado à cena do São João em 2000, por Ricardo Pais.
O representador
No dia em que prestamos homenagem a Maria Velho da Costa, o escritor e professor Fernando Cabral Martins recorda “Casas Pardas”, um espetáculo de 2012 encenado por Nuno Carinhas, com “uma escrita tão singular como a de Maria Velho da Costa – apoteose e vertigem da narrativa moderna, com Jorge de Sena, Agustina, Nuno Bragança e poucos mais”.
Woyzeck de COR
"Ter 20 anos e sair da sala de teatro com a sensação de que se atravessou um pesadelo, belíssimo e febril, que se assistiu ao desfile de hieróglifos andantes e corpóreos, mistérios que deliram em duas pernas.
A coreografia da extinção
"Lembro-me do espetáculo como se fosse uma cicatriz”, diz o escritor Jorge Palinhos de "A Ilíada – Canto XXIII”.
São João reabre em junho e espetáculos voltam em agosto
Regresso aos palcos após o período de confinamento assinala-se com a estreia de O Burguês Fidalgo, uma coprodução com a Palmilha Dentada, e com a nossa nova produção : Castro, de António Ferreira.
Cabelo branco é idade
A professora Eugénia Faria relembra o espetáculo “Cabelo Branco é Saudade”, com direção musical de Diogo Clemente e direção cénica de Ricardo Pais, que passou pelo palco do São João em 2005.
A voz de Antígona
"Eis um texto que vem do mais remoto passado, que continua a subir à cena no século XXI, que decerto nos aguarda no futuro, onde quer que haja lei e revolta, prepotência, escândalo e coragem.
Um problema de habitação existencial
A ensaísta e professora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto Joana Matos Frias escreve sobre a “a encenação do dúbio” de “Saturday Night”, um espetáculo concebido e dirigido por Matthew Lenton que passou em 2011 pelo São João.
IDEIAS sobre a possibilidade mimética
José Capela, arquiteto e cenógrafo, recorda o espetáculo “Las Ideas”, um espetáculo com dramaturgia e direção de Federico León que o São João acolheu em 2016.
Soutenu
"Os meus pais levaram-me ao Teatro Nacional São João.
Uma noite de ópera
Num elogio à diversidade programática do São João, o neurologista Rui Chorão recorda a ópera “The Rape of Lucretia” – de Benjamin Britten, com direção musical de João Paulo Santos e encenação de Luis Miguel Cintra –, que passou por este palco em 2018.
A Língua Gestual Portuguesa no centro do palco
A professora de Língua Gestual Portuguesa e mediadora Joana Cottim confessa-se grata ao São João pela experiência que a despertou para o teatro: o espetáculo “Bácoro”, de Ricardo Alves e Sandra Neves, que estreou no Teatro Carlos Alberto em 2016.
Restituição
Francisco Luís Parreira escreve sobre as Leituras no Mosteiro de “Antígona”, de Jean Anouilh, coordenadas por Paula Braga e por Nuno M Cardoso, e que decorreram, como é habitual, no Centro de Documentação do São João, no Mosteiro de São Bento da Vitória.
Um frémito de alvoroço e medo
A professora Elvira Pardinhas recorda alguns dos “momentos memoráveis, de encantamento e beleza ímpar” que viveu no São João – e em particular o espetáculo “Coriolano”, de William Shakespeare, encenado por Nuno Cardoso em 2014.
Alfabeto da melancolia
Nuno Carinhas, encenador e ex-Diretor Artístico do São João, reflete sobre “ATEM le souffle”, um espetáculo de 2012, dirigido e coreografado por Josef Nadj, o “mestre da suspensão, da apneia tranquila”.
Memórias da austeridade
Francesca Rayner, professora no Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, recorda o espetáculo “Medida por Medida”, de William Shakespeare, levado à cena do São João pela “visão satírica dos mecanismos do poder” de Nuno Cardoso.
Fantasmas, sombras, espectros
“E assim, com este testemunho, queremos manifestar a nossa gratidão ao Teatro Nacional São João por, ao longo dos anos, ter incluído na sua programação um vasto leque de espectáculos que levam junto dos espectadores uma diversidade de visões artísticas do questionamento que a existência humana levanta a cada ser.
Da gratidão, da emoção e de memórias: a Paulo Eduardo Carvalho
“Os ecos de imagens e de palavras na minha memória trazem-me as palavras de alguém com quem aprendi a amar mais plenamente a arte dos palcos e cujo nome ficará para sempre ligado à dinâmica do Teatro Nacional São João.
“Tudo o que eu consigo ouvir dentro da minha cabeça”
“A alteração qualitativa ocorreu com a recente implementação da áudio-descrição.
A Grande Vaga de Frio ou Emília Silvestre como metáfora do Mundo
O jornalista Valdemar Cruz revela a “inquietação” que experimentou em 2017, perante a “imensa, triste, dolorosa solidão” plasmada em palco pela atriz Emília Silvestre em “A Grande Vaga de Frio, com Orlando de Virginia Woolf”, a partir da obra da autora inglesa – um espetáculo concebido e dirigido por Carlos Pimenta.
O apocalipse do sentido
"Era uma vez um rei que tinha três filhas.
Um longo poema que vai
Rita Castro Neves, artista, curadora e professora, recorda “Queixume Ardente Idade do Som”, de António Poppe, um espetáculo que decorreu na Igreja de Santa Clara em 2003, integrado no brrr - Festival de Live Art.
Memória preto e branco a cores
Na semana em que transmitimos “al mada nada”, a dramaturga Marta Almendra recolhe os “pedaços de revolução” desse espetáculo de Ricardo Pais criado a partir da obra de Almada Negreiros e levado à cena do São João em 2014.
Os silêncios que ficaram depois das palmas
"No palco, sozinha, Eunice Muñoz.
O que me disse Molero
Em 1999, Mara Carvalho foi pela primeira vez ao teatro, para ver “O Que Diz Molero”, de Dinis Machado e Nuno Artur Silva, com encenação de António Feio.
Instrumentos do demónio
Hoje, Fernando Matos Oliveira escreve sobre “uma proposta de engenho e ousadia” – a produção do São João de “Os Últimos Dias da Humanidade”, a monumental obra de Karl Kraus, levada à cena em 2016, pela mão de Nuno Carinhas e de Nuno M Cardoso.
Uma aventura única e luminosa
A professora Zaida Braga evoca as palavras “vibrantes, intensas, agressivas, violentas” do Álvaro de Campos de “Ode Marítima”, um espetáculo de 2014 com direção cénica de Natália Luiza, a partir da obra do heterónimo pessoano.
100 anos, o tempo de um sopro
"Talvez porque, enquanto espectador, o São João me ensinou a ser tão exigente e errático como Hamlet.
Equilíbrio periclitante
Vera San Payo de Lemos, professora universitária e dramaturgista, recorda a sua “estadia” no Hotel Confidence, esse “microcosmo simbólico do mundo moderno” de “O Bobo e a Sua Mulher esta Noite na Pancomédia”, de Botho Strauβ.
A minha querida Criada Zerlina, bastantes anos depois…
"É um dos espetáculos da minha vida.
No olho do furacão
"Juventude e velhice.
Um bailado de pássaros nas folhas de um lago
O professor João Paulo Sousa escreve sobre “O Café”, de Carlo Goldoni, um espetáculo com encenação de Giorgio Barberio Corsetti, que passou pelo São João em 2008.
O baile lento, o grito, um smoking branco
"Se houve espectáculo a irrigar-me a cabeça, os meus desejos de literatura e, pior, os meus desejos de teatro, foi ‘India Song’.
Falemos do “humano”
Hoje, Carlos Pimenta reflecte sobre a escrita recheada de “acções, interrupções e fragmentações” de Samuel Beckett e de “Ah, os dias felizes”, obra que Nuno Carinhas levou à cena do São João em 2013 – e revela também o teor de uma conversa que manteve com o encenador.
Todos os possíveis do mundo
O dramaturgo, ator e encenador Carlos Costa reúne os fragmentos da sua memória de “Na Solidão dos Campos de Algodão”, de Bernard-Marie Koltès, na encenação de Patrice Chéreau – esse espetáculo a que assistiu uma e outra vez, para "confirmar que não tinha sido um sonho, que tinha sido mesmo assim.
Atropelamento e fuga
"A leveza com que os atores de ‘Some Explicit Polaroids’ desenhavam as palavras em palco e as projetavam para o público criou em mim uma conexão com uma estética performativa e dramática que, de alguma forma, ainda hoje se mantém.
Poderosa Afrodite
O ator e encenador Fernando Mora Ramos recorda "O Lavrador da Boémia, de Johannes von Saaz, o espetáculo levado à cena do São João em 1997, por Jean-Pierre Sarrazac.
Isto esteve para ser um sítio com um nome
Hoje, Pedro Sobrado, Presidente do Conselho de Administração do Teatro Nacional São João, relembra “Exactamente Antunes”, um espetáculo de Jacinto Lucas Pires que, escreve, “brincava ao teatro”, entre “tragédia clássica, comédia romântica, musical (falhadíssimo), drama cerebral”.
Apolíneo e dionisíaco
O encenador Nuno M Cardoso recorda “uma manifestação de liberdade e de perda” – o espetáculo Orphée et Eurydice, coreografado por Marie Chouinard, que decorreu no Teatro Carlos Alberto, integrado no Ciclo Dancem!09.
Um sonho (ou talvez não)
Eugénia Vasques, antiga crítica, professora jubilada e investigadora teatral relembra “O Príncipe de Homburgo”, de Heinrich Von Kleist, o espetáculo que António Pires e Luísa Costa Gomes levaram à cena do São João em 2010.
Ricardo primeiro
“Uma encenação com os melhores e um trabalho obsessivo de direcção de actores em que tudo, mas mesmo tudo, serve o texto para pô-lo em acção.
Obrigado, mestre Molière
Augusto Santos Silva, professor universitário, sociólogo e político, revela como redescobriu “O Misantropo”, de Molière, quando assistiu ao espetáculo que Nuno Cardoso levou à cena do São João em 2016.
Na cabeça de Samuel Beckett
Rui Manuel Amaral escreve sobre “Endgame”, de Samuel Beckett, o espetáculo que passou pelo Mosteiro de São Bento da Vitória em 2017, com direção de Tania Bruguera.
Reivindicar a cidade
A atriz e encenadora Sara Barros Leitão explica como o espetáculo “Esta é a minha cidade e eu quero viver nela” se tornou “um marco” na sua vida.
Um tempo suspenso
Hoje, a Reitora da Universidade Lusófona do Porto, Isabel Babo, recorda “A Promessa”, de Bernardo Santareno, com a “admirável encenação” de João Cardoso e uma “impressionante representação”, um espetáculo que passou pelo São João no final de 2017.
O pacto de cegueira entre a plateia e o palco
“Uma peça dura, mas ter sobrevivido a ela é ter hoje uma parte da história da revolução do teatro em Portugal.
Metamorfose e memória
Isabel Morujão, tradutora e professora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, explica o seu encanto por “Alma”, de Gil Vicente, com encenação de Nuno Carinhas, o espetáculo de 2012 a que assistiu por três vezes, “fascinada pela encenação, pela representação e pela beleza surpreendente do texto vicentino animado pela voz em cena”.
A pura presença do gesto
“A Hora em Que Não Sabíamos Nada Uns dos Outros”, de Peter Handke, com encenação de José Wallenstein, é o espetáculo que hoje recordamos, através das memórias do ensaísta e tradutor João Barrento.
Uma praça no Porto e um bairro em Melbourne
Numa noite de maio de 2003 em que o Porto fervia de excitação, o palco do São João acolheu a primeira apresentação do espetáculo “St.
Labirinto de obsessões
A coreógrafa Joana Providência escreve sobre o “labirinto de obsessões” e o “universo de percepções distorcidas de uma realidade possível” do espetáculo “Il Processo”, de Franz Kafka, encenado por Giorgio Barberio Corsetti, na Alfândega Nova do Porto, no âmbito do festival PoNTI, em 1999.
Oh là là, c’est magnifique!
“Irresistível, emocionante e inesquecível.
Todos os gostos – todos os desgostos – tudo no esgoto
O espetáculo “Subterrâneo: o fim dos fins é não fazer nada”, criado a partir de Fiódor Dostoiévski, com encenação de Luís Araújo, passou pelo Salão Nobre do São João em 2016.
Lugares esquisitos
Mónica Guerreiro rememora hoje “um Hamlet a mais”, uma “peça teatral virada concerto rock”, criada a partir de William Shakespeare, com encenação de Ricardo Pais.
A odisseia íntima de Sanja Mitrović
“Um teatro é (também) um lugar de pensamento – e o Teatro Nacional São João tem sido disto mesmo um excelente exemplo.
“Obrigado, meu amor, por seres um farol de bestialidade nesta longa negra noite portuguesa”
O ator e encenador Pedro Penim regressa ao primeiro ano do milénio para recordar “Dedicatórias”, o “espetáculo-resposta” de Lúcia Sigalho “ao estado das coisas no verão de 2000.
Não pares de escutar
Cristina Grande, programadora de dança e performance, escreve sobre “uma experiência desarmante e absolutamente inesperada”: o espetáculo “The Show Must Go On”, com conceção e encenação de Jérôme Bel, que passou pelo São João em dezembro de 2001, integrado na programação do Festival PoNTI.
Pronuncia-se “Gilhi” | In memoriam Paulo Eduardo Carvalho (1964-2010)
"Nunca sabemos, mesmo, onde vamos arrumar o que vivemos durante um espectáculo.
Brincadeiras de crianças
"Experimentem fazer cócegas a um miúdo pequeno.
Naquela noite de Outono aconteceu
“Oblomov” tornou-se inesquecível para Margarida Fernandes pela “interpretação prodigiosa”, pela “harmonia cénica” e pela “cenografia operática”.
Viva Dom Ubu! TNSJ oferece obras de Alfred Jarry para celebrar o Dia Mundial do Teatro
Na semana em que se celebra o Dia Mundial do Teatro, o Teatro Nacional São João e as Edições Húmus oferecem, a cada dia, uma das quatro peças que contam a história de Ubu, a personagem de Alfred Jarry já classificada como “o mais abjeto anti-herói de toda a literatura dramática”.
Teatro Nacional São João disponibiliza online 17 anos de Manuais de Leitura
Na semana em que se celebra o Dia Mundial do Teatro, o Teatro Nacional São João disponibiliza online mais de 30 Manuais de Leitura editados desde 2003.
Nessa noite de há 100 anos
“No escuro da assistência, não tinha palavras mas lembro-me de ter pensado qualquer coisa como: é isto!, é isto que eu sempre sinto a ler Tchékhov e que nunca tinha conseguido ver em cena!”
Neste Dia Mundial do Teatro, o escritor Jacinto Lucas Pires recorda com saudade essa noite de inverno de 2005 no Teatro Carlos Alberto em que assistiu a “O Tio Vânia”, de Anton Tchékhov, com encenação de Nuno Carinhas.
Die Blendung
“Um assombro que me assolou como um cometa.
O primeiro dia
Há 23 anos, a jovem estudante Inês Nadais veio por mero acaso ao TNSJ assistir ao espetáculo “As Três Irmãs” e daqui saiu convertida ao Teatro.
Um auto de extermínio em curso
Hoje, o poeta Daniel Jonas recorda “uma espécie de auto de extermínio em curso” – o espetáculo “A Salvação de Veneza”, encenado por Ricardo Pais em março e abril de 1997, a partir da obra homónima de Thomas Otway.
Um lugar congelado numa cronologia sem data
Em 2007, a encenação de Nuno M Cardoso de “Otelo” prendeu Ana Rocha “como um gancho”.
O pano de boca e a liberdade do encenador
Neste Dia do Senhor, José Augusto Cardoso Bernardes, Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, escreve sobre a remissão dos nossos pecados em “Barcas”, espetáculo encenado por Giorgio Barberio Corsetti entre janeiro e fevereiro de 2000, a partir da trilogia das Barcas de Gil Vicente.
O silêncio que antecede as palmas
Não é a resposta que nos ilumina, mas sim a pergunta.
Um “barroco discreto”
Hoje recuperamos as memórias de Isabel Pires de Lima (Professora Emérita da Universidade do Porto), que nos fala de “O Grande Teatro do Mundo”, de Calderón de la Barca, encenado por Nuno Carinhas, em setembro de 1996.
A maldição escolar dos intelectuais
Começámos ontem com o ator e encenador António Durães.
A ilha em obras? Ou o teatro em obras?
Impedidos de fazer Teatro por causa de uma epidemia que nos coloca à distância e em isolamento, lembramos a cada dia um espetáculo passado do São João, tenha sido ele apresentado neste edifício centenário, no Teatro Carlos Alberto, no Mosteiro de São Bento da Vitória ou num outro espaço da cidade.
São João suspende temporariamente atividades e espetáculos
No quadro do combate à propagação do novo coronavírus, o Teatro Nacional São João suspendeu os seus espetáculos e iniciativas.
Plano de Contingência
O Teatro Nacional São João estabelece Plano de Contingência, que detalha as principais etapas e procedimentos a adotar, em caso de suspeita de infeção.
Uma companhia quase residente
Nunca somos tão felizes como quando usufruímos da companhia dos atores.
Reabilitação do Teatro São João e programa comemorativo do seu Centenário (NORTE 2020)
O final de 2019 trouxe boas notícias ao TNSJ: em dezembro, o programa operacional NORTE 2020 aprovou a operação “Reabilitação do Teatro São João e Programa Comemorativo do seu Centenário”,.
O TNSJ e a RTP apresentam…
Dos palcos aos ecrãs, da cena ao vídeo, partilhamos o nosso labor, a nossa herança, com outros públicos, noutras latitudes.
Cadernos do Centenário
Como conferir lastro editorial às comemorações do Centenário? A uma pergunta com 100 anos de história respondemos com uma coleção de seis volumes temáticos.
CCB e TNSJ assinam protocolo de colaboração
O protocolo visa a apresentação de novos espetáculos em regime de coprodução, o acolhimento conjunto de companhias estrangeiras e a apresentação de espetáculos produzidos pelo TNSJ nas salas do CCB.
O TNSJ no Festival da União dos Teatros da Europa
O TNSJ apresenta esta noite, no Teatro Húngaro de Cluj (Roménia), “A Morte de Danton”, a primeira produção própria assinada por Nuno Cardoso como diretor artístico.
Estamos a contratar: vaga para técnico/a de manutenção de edifícios
Período de candidaturas aberto até ao dia 3 de dezembro de 2022.