Fernanda Lapa (1943-2020)

O Teatro Nacional São João (TNSJ) lamenta a morte da atriz e encenadora Fernanda Lapa, diretora artística da companhia Escola de Mulheres – Oficina de Teatro desde a sua fundação, em 1995.

Ao longo de quase seis décadas de carreira, várias foram as vezes em que o seu caminho se cruzou com o do TNSJ. Em Maio de 2002 o TNSJ acolheu o espetáculo A Viagem de Pedro o Afortunado, de August Strindberg, encenado por Fernanda Lapa e produzido pelo Teatro Nacional D. Maria II, e, em Julho de 2003, a “sua” Escola de Mulheres e o TNSJ coproduziram Uma Peça mais Tarde; O Jogo de Ialta, de Brian Friel, com encenação de Nuno Carinhas.

Antes, em 1998, já o TNSJ colaborara na sua encenação de Sétimo Céu, de Caryl Churchill, um espetáculo coproduzido pelo Teatro Nacional D. Maria II e pela Escola de Mulheres, apresentado no Porto no Auditório Nacional Carlos Alberto.

Fernanda Lapa regressou ao Porto em 2017, para participar no ensaio aberto de A Promessa, enquadrado no programa Escritas, Reescritas e Traduções, no Mosteiro de São Bento da Vitória. Nessa atividade destinada a “estudantes de teatro e outras artes”, a atriz e encenadora falou sobre Bernardo Santareno – autor da peça encenada por João Cardoso nesse ano –, dramaturgo com quem colaborou e manteve uma relação de amizade.

O TNSJ apresenta os seus pêsames à família, aos amigos e aos colegas de Fernanda Lapa.

_
6 de agosto de 2020