A identidade visual do São João é o tema do novo Caderno do Centenário

Ao quinto volume, a coleção Cardernos do Centenário debruça-se sobre a nova identidade visual do Teatro Nacional São João, criada no contexto do Centenário do seu edifício-sede. O livro vai ser apresentado no Teatro São João este sábado, 22 de janeiro, às 16 horas, com a presença de Francisco Providência e dos autores Maria Ferrand e João Tuna. A entrada é gratuita.

Com Impressão: Nova Identidade Visual do TNSJ, o Teatro Nacional São João considera a identidade visual e o sistema de design generativo concebidos pela designer Maria Ferrand (SAL Studio) e que foi dada a conhecer no arranque das comemorações do Centenário do Teatro São João. A João Tuna, fotógrafo que mantém com o Teatro Nacional São João uma relação profissional de cerca de 25 anos, coube a tarefa de documentar no quotidiano a atividade gráfica de mais de um ano da comunicação e do projeto editorial do São João (vertida em cartazes, flyers, sacos, manuais de leitura, programas de sala ou livros), nas ruas da cidade, nas páginas dos jornais ou nos ecrãs dos nossos telemóveis. Na fotografia de Impressão colaborou também Joana Jacques.

A cargo de Francisco Providência ficou a autoria de uma reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido por Ferrand, colocando em perspetiva a nova identidade visual do São João, sobre o pano de fundo da história gráfica deste Teatro Nacional. Ex-docente da Faculdade de Belas Artes e pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, Francisco Providência é, hoje em dia, Professor Associado da Universidade de Aveiro. Em 1999 foi distinguido com o Prémio Nacional de Design, do Centro Português de Design.

A entrada é gratuita. Pode reservar o seu lugar através do contacto +351 22 340 19 51 ou do endereço eletrónico relacoespublicas@tnsj.pt.

O livro Impressão: Nova Identidade do TNSJ pode ser adquirido nas bilheteiras do Teatro Nacional São João ou encomendado através do endereço eletrónico relacoespublicas@tnsj.pt.

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18 de janeiro de 2022