A identidade visual do São João é o tema do novo Caderno do Centenário

Ao quinto volume, a coleção Cardernos do Centenário debruça-se sobre a nova identidade visual do Teatro Nacional São João, criada no contexto do Centenário do seu edifício-sede. O livro vai ser apresentado no Teatro São João este sábado, 22 de janeiro, às 16 horas, com a presença de Francisco Providência e dos autores Maria Ferrand e João Tuna. A entrada é gratuita.

Com Impress√£o: Nova Identidade Visual do TNSJ, o Teatro Nacional S√£o Jo√£o considera a identidade visual e o sistema de design generativo concebidos pela designer Maria Ferrand (SAL Studio) e que foi dada a conhecer no arranque das comemora√ß√Ķes do Centen√°rio do Teatro S√£o Jo√£o. A Jo√£o Tuna, fot√≥grafo que mant√©m com o Teatro Nacional S√£o Jo√£o uma rela√ß√£o profissional de cerca de 25 anos, coube a tarefa de documentar no quotidiano a atividade gr√°fica de mais de um ano da comunica√ß√£o e do projeto editorial do S√£o Jo√£o (vertida em cartazes, flyers, sacos, manuais de leitura, programas de sala ou livros), nas ruas da cidade, nas p√°ginas dos jornais ou nos ecr√£s dos nossos telem√≥veis. Na fotografia de Impress√£o colaborou tamb√©m Joana Jacques.

A cargo de Francisco Providência ficou a autoria de uma reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido por Ferrand, colocando em perspetiva a nova identidade visual do São João, sobre o pano de fundo da história gráfica deste Teatro Nacional. Ex-docente da Faculdade de Belas Artes e pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, Francisco Providência é, hoje em dia, Professor Associado da Universidade de Aveiro. Em 1999 foi distinguido com o Prémio Nacional de Design, do Centro Português de Design.

A entrada é gratuita. Pode reservar o seu lugar através do contacto +351 22 340 19 51 ou do endereço eletrónico relacoespublicas@tnsj.pt.

O livro Impressão: Nova Identidade do TNSJ pode ser adquirido nas bilheteiras do Teatro Nacional São João ou encomendado através do endereço eletrónico relacoespublicas@tnsj.pt.

_

18 de janeiro de 2022