A Empilhadora continua em movimento: TNSJ e Húmus apresentaram os novos títulos da coleção

Depois de James Knowlson e a sua monumental biografia de Beckett, o Teatro Nacional São João e as Edições Húmus acrescentam Alain Badiou e Nicola Savarese ao rol de autores da Empilhadora. A coleção que reúne títulos de história e estética teatral, ensaio, memórias e biografia conta agora com Elogio do Teatro, de Alain Badiou, e O Teatro Eurasiático, de Nicola Savarese. As obras foram apresentadas no dia 13 de outubro no Salão Nobre do Teatro São João por Edmundo Cordeiro e Francisco Luís Parreira, que as prefaciaram, numa sessão que contou com a moderação de Mónica Guerreiro.

Elogio do Teatro resulta de uma conversa entre Alain Badiou, um dos mais relevantes filósofos contemporâneos, e Nicolas Truong, jornalista do Le Monde, no contexto do ciclo Théâtre des idées, promovido pelo Festival d’Avignon. Retomando o diálogo milenar entre teatro e filosofia, Badiou demonstra que o teatro serve acima de tudo para nos orientar: “A partir do momento em que compreendemos os seus modos de uso, não mais conseguimos prescindir desta bússola”.

Em O Teatro Eurasiático, o ensaísta italiano Nicola Savarese, um dos fundadores da International School of Theatre Anthropology, dedica-se a fazer uma retrospetiva do teatro eurasiático no século XX europeu. Savarese defende as artes performativas orientais – o Nô, o Kabuki, as danças da Índia e do Bali, a Ópera de Pequim… – como uma ideia ativa na cultura teatral moderna, cuja influência foi notória na teoria e na prática de Edward Gordon Craig, Meyerhold, Artaud, Brecht ou Grotowski.

Os livros Elogio do Teatro e O Teatro Eurasiático podem ser adquiridos no Teatro São João ou encomendados através do endereço eletrónico relacoespublicas@tnsj.pt.

_

16 de outubro de 2023