No Teatro Nacional S√£o Jo√£o, este ano, o Dia Mundial do Teatro foi o dia de Beckett

A cole√ß√£o de livros Empilhadora, posta em marcha no ano do centen√°rio do Teatro Nacional S√£o Jo√£o, acabou de ganhar um novo volume, j√° designado como ‚Äúum empreendimento heroico da biografia liter√°ria‚ÄĚ. Falhar Melhor: A Vida de Samuel Beckett √© a monumental biografia que James Knowlson dedicou a um dos maiores escritores do s√©culo XX. Reservamos uma ocasi√£o especial para a lan√ßar, raz√£o pela qual, este ano, no Teatro Nacional S√£o Jo√£o, o Dia Mundial do Teatro foi o dia de Samuel Beckett.

Falhar Melhor √© √ļnica biografia ‚Äúautorizada‚ÄĚ do dramaturgo franco-irland√™s. Um privil√©gio que sinaliza cumplicidades: entrevistas exaustivas com o autor e com quem o conheceu melhor; coment√°rio pormenorizado √† obra; acesso a todas as fontes materiais existentes, como notas de leitura, cadernos de apontamentos, fotografias, cartas, di√°rios. Knowlson encontrou aqui um delicado equil√≠brio entre falar da vida e falar da obra de Samuel Beckett, sem explicar uma ou interpretar a outra, mas tamb√©m sem deixar de dizer tudo o que precisamos de saber e de responder a tudo o que gostar√≠amos de perguntar. A vida de Beckett, minuciosamente descrita neste livro, mostra como o homem se transformou no mito.

O lançamento de Falhar Melhor: A Vida de Samuel Beckett decorreu no dia 27 de março no Salão Nobre do Teatro São João. A apresentação da obra ficou a cargo de Pedro Mexia, Carlos Quevedo e Madalena Alfaia.

A programação do Teatro Nacional São João no Dia Mundial do Teatro contou ainda com Dramaturgia Emergente Europeia: Catalunha, um programa de leituras encenadas que promoveu o encontro de autores e encenadores catalães com atores portugueses. No palco do São João leu-se Ventura e M’hauríeu de pagar, peças dos dramaturgos catalães Cristina Clemente e Jordi Prat i Coll, dirigidas por encenadores catalães, com um elenco português. Durante o dia, promovemos também visitas guiadas ao agora centenário e reabilitado edifício de Marques da Silva acompanhadas por Patrícia Queirós, Pedro Frias e Jorge Mota, atores do elenco residente do TNSJ.

_

29 de março de 2023